Comer fora com diagnóstico de Síndrome do intestino irritável (SII) pode ser difícil para os que descobrem que os seus sintomas estão diretamente relacionados com os alimentos que comem (gatilhos alimentares). Há um aumento da ansiedade associada a comer em restaurantes e cafés fora de casa quando:
– existe SII grave ou descontrolada;
– não existe a certeza de quais são os alimentos e quantidades que podem desencadear uma crise;
– existe uma preocupação em ter de usar o quarto-de-banho de forma urgente.
Aconselho a leitura deste artigo sobre a definição de síndrome do intestino irritável, sintomas, causas, diagnósticos e tratamentos disponíveis!
Antes de comer fora
– Escolher restaurantes que confeccionem os pratos com ingredientes e sabores frescos.
– Tentar evitar lojas de fast food, que geralmente têm alimentos com alto teor de gordura e/ou picantes (podem desencadear sintomas).
– Ligar com antecedência ou dar uma vista de olhos ao menu online para ter uma ideia do que esperar e se há alguma opção para a fase em que estamos (eliminação, reintrodução ou manutenção). Por exemplo, se houver sensibilidade à cebola e alho, escolher um restaurante indiano pode limitar as opções do menu. Poderá ser sensado escolher um restaurante alternativo, mais à base dos grelhados (por exemplo), ou pedir ao restaurante que prepare um prato diferente!
– Assegurar que, se os sintomas são ainda frequentes, o local tenha um quarto-de-banho de fácil acesso.
– A ligação microbiota-intestino-cérebro é bem real e muito estudada. Ou seja, a preocupação em comer fora poderá piorar os sintomas. Poderá ser útil treinar uns exercícios respiratórios ou até uma pequena meditação antes de sair, para acalmar os sintomas.
Durante a refeição
– Talvez seja melhor escolher algo mais simples que temos a certeza que não ira desencadear sintomas (como grelhados ou cozidos, frango/ peixe simples, bem como batata ou arroz branco).
– Se existe alguma opção que queiras comer, mas não tens a certeza como irás tolerar, poderás perguntar como é preparado para perceber que outros ingredientes contém. Além disso, uma prática comum é pedir molhos e temperos separadamente. Ou pergunta se é possível preparar um prato diferente (a maioria dos restaurantes saberá aconselhar devidamente se souber que tens uma condição de saúde bem como alergias alimentares).
– Escolher pratos preparados na hora e mais leves. Evitar confeções mais cremosas e pesadas.
– Evitar as leguminosas (feijões, grão de bico, lentilhas) nos restaurantes, pois, possivelmente, não são demolhadas por um mínimo de 8 horas.
– Pergunta ao teu nutricionista se poderás recorrer a enzimas digestivas nestas situações.
– Pode ser fácil distrair com a conversa e a companhia, mas assegura de ter tempo para mastigar cada garfada.
– Se te sentires cheio ou desconfortável, pede para levar as sobras para casa.
– Não é só o que comes, mas também o que bebes. Bebidas gaseificadas, com cafeína e alcoólicas podem desencadear sintomas intestinais. Sugerimos aos nossos clientes água, águas aromatizadas ou chás calmantes!
Em conclusão
Comer fora com SII não é algo que devas temer ou sofrer por antecipação (algo que irá exacerbar os sintomas)!
Começa por dar passos menores: tenta planear com antecedência, se puder, e escolher um restaurante com o qual te sintas confortável ou perto de casa.
Recorda que, se precisas de mais suporte para entender os gatilhos da SII, entra em contato com a nossa equipa de nutricionistas para agendar uma chamada de descoberta sem compromisso!